Tivemos o enorme gosto de participar, através da participação do Miguel Meira e Cruz, no na sessão “Sono esse mal amado”, integrada na 4.ª Conferência de Professores – Compreender a Saúde, que teve lugar no dia dia 23 de Janeiro, , no Pavilhão do Conhecimento, num diálogo particularmente rico com a Prof. Teresa Paiva e a Prof. Marta Gonçalves.
Falámos de sono negligenciado, subestimado, muitas vezes tratado como acessório, mas que, na prática clínica e na evidência científica, se revela estrutural para a saúde mental, cardiovascular, metabólica e cognitiva, ao longo de todo o ciclo de vida.
Obrigado pelo convite e pelo privilégio da partilha.
O Henrique esteve presente, no passado dia 19 de janeiro, em Oeiras, numa magnífica organização da CERCIOeiras, no "Conversas Soltas: Entre o Dia e a Noite", em conjunto com excelentes comunicadoras sobre o Sono e a sua influência.
Foi uma tarde muito bem passada junto de um grupo muito interessado de técnicos e docentes, e na companhia da excelente Joana Marques, uma enfermeira que nos faz saber muito mais sobre Sono.
Obrigado pelo convite e pelo privilégio da partilha.
E, tendo nascido em Mafra, o projeto "Pensar o Sono com Livros" surpreendeu o Presidente da edilidade e a sua equipa, durante a sua incursão de Natal pela sede da Vila.
E foi muito positivamente surpreendido pelo carinho e disponibilidade com que todos os eleitos reagiram e apoiaram o projeto que quer fazer algo por uma verdadeira literacia do Sono e da Saúde (vídeo completo em www.cm-mafra.pt).
Um enorme obrigado e um desejo de que estes tempos sejam, de facto, de Boas Festas!
Cumprindo um dos nossos objetivos, no passado dia 19 de dezembro foi dia de refletir o Sono e a sua influência com um grupo de profissionais de educação interessado e motivado.
Esta sessão teve lugar no auditório do Agrupamento de Escolas Professo0 Armando de Lucena, numa co-organização da CULTIV Associação de Ideias para a Cultura e Cidadania e a Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono
E continuaremos a desenvolver ações de capacitação e desenvolvimento profissional para que o Sono entre de uma vez por todas, no léxico da Escola.
A CULTIV - Associação de Ideias e a APCMS Associação de Cronobiologia e Medicina do Sono, em associação com o Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena, têm o prazer de o convidar para a conferência/debate, a ter lugar no próximo dia 18 de dezembro, pelas 15 horas no Auditório da Malveira (na Escola Básica e Secundária Professor Armando de Lucena), pelo Dr. Miguel Meira e Cruz, subordinada ao tema Desafios de Uma escola que Sonha.
Esta conferência, integrada no ciclo de conferência organizadas pelo projeto “Pensar o Sono com Livros”, tem como principal objetivo promover a reflexão, análise e debate sobre os Hábitos e Higiene do Sono junto das populações mais afetadas pela desregulação do relógio biológico e sobre o papel da Escola e dos modelos educativos na construção de respostas eficazes e adequadas.
O dia 1 de abril foi passado em Pombal, para um conjunto de sessões entre alunos e famílias.
É sempre fantástico podermos falar de Sono, de hábitos positivos e de muitas outras questões relativas aquela que é uma das mais fundamentais e necessárias funções do corpo humano.
E, das crianças pequenas da educação de infância às famílias (completas e em grande número), a atenção e envolvimento mostra o quão importantes são estes espaços de partilha e reflexão conjunta.
Vamos mudar hábitos. Bem precisamos!
Muito obrigado!
Hoje estivemos na Biblioteca João Viillaret a conversar sobre sono, hábitos, doenças e, sobretudo, sobre o que podemos (e devemos!) fazer para minimizar muitos dos problemas que erradas práticas nos podem causar.
E, pela atenção disponibilizada e motivação nas intervenções, o resultado foi muito positivo.
Obrigado.
O ser humano, tal como todas as espécies animais e, virtualmente, todas as formas de vida, possui uma organização temporal estável na sua fisiologia. Esta organização é imprescindível para a sincronização de funções orgânicas interdependentes e de outras, que direta ou diretamente interagem, sendo determinada por um “sistema temporal circadiano”, um conjunto de componentes que condicionam um período que ronda cerca de um dia (do latim: circa diem), ou seja, aproximadamente 24h, durante o qual se sucedem vários mecanismos, que oscilam com ritmos sensivelmente próximos deste período e que tendem a manter o equilíbrio – a homeostase.
Destinados a um público infanto-juvenil (mas que podem enriquecer a reflexão de outros públicos), estes livros, que abordam o sono, os hábitos de sono e a higiene do sono numa perspetiva de promover um conhecimento mais exato e aprofundado sobre o(s) mecanismo(s) do Sono e do relógio biológico humano, funcionam como "motivos" para conversar, refletir e agir de forma consciente e informada.
Os autores de estão disponíveis para apresentar a obra e refletir sobre estas e outras questões associadas.